terça-feira, 31 de maio de 2011

O que é ser fonoaudióloga?

 Eu poderia citar apenas a definição de  Fonoaudiólogo que consta no Conselho de classe:

De acordo com a lei 6965/81, “fonoaudiólogo é o profissional com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapias fonoaudiológicas na área da Comunicação Oral e Escrita, Voz e Audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de Fala e Voz”


No entanto, acredito que esta definição da Fgª  Drª Mara Behlau resume, perfeitamente, o que é ser fonoaudiólogo, ressaltando os aspectos emocionais desta profissão:


   “Ser fonoaudiólogo é: ouvir uma lágrima; articular uma emoção; vocalizar um desejo; ler a

alma; escrever um sorriso.” (Mara Behlau)

Na minha opinião ser fonoaudiólogo é a arte de ajudar meu paciente adquirir, restabelecer ou aperfeiçoar a comunicação humana. E, nada material, pode pagar a emoção de ouvir a primeira palavra emitida por uma pessoa que acabou de adquirir um aparelho auditivo; a primeira sílaba daquele que, por alguma patologia, teve sua fala interrompida; a primeira colherada daquele doente acamado que não estava conseguindo alimenta-se pela boca ou ainda a alegria de uma mãe que consegue ouvir, ainda que tardiamente, seu filho emitir a palavra "mãe". Mas, esta é uma definição subjetiva, que esboça todo o lado emocional da arte de ser fonoaudióloga. E, acredito que o leitor pode compreender o porquê do título desse blog. Sim, tal como o artista que transforma a argila num lindo vaso, nós também, muitas vezes "transformamos" o sujeito que procura um atendimento, este é o nosso principal objetivo dentro da clínica. 


Não somos médicos, não temos o poder de prescrever a "pílula da fala", até porque ela ainda não existe, mas, nossa atuação é baseada na construção de um linguagem que ocorre gradual e lentamente e quando emerge nos proporciona tanta alegria que não é capaz de ser definida em palavras.


É com muito prazer, que crio hoje este espaço, para que possamos nos comunicar , trocar experiências, dúvidas e sugestões.

A todos meu muito obrigada por visitar este blog!


Fgª Alessandra Regiane D.V. Cajueiro

 

Um comentário:

Amigo leitor, faça seu comentário, desde que:

- Não contenham palavras de cunho ofensivo ao autor e/ou outras pessoas que tenham postado seu comentário.

- Não serão aceitos comentários de pessoas que se identifiquem como "anônimas".

- Não vamos esquecer que sempre que escrevemos uma outra pessoa irá ler, então,não postemos nada que não gostaríamos de ler!